Pequeno cristal vulcânico pode prever erupções

Uma equipa de vulcanólogos da Universidade de Queensland (Australia) e do Trinity College Dublin (Ireland) identificou pequenos cristais de clinopiroxenas que, quando presentes no magma, indicam a iminência de uma erupção vulcânica. Os cientistas estudaram as erupções e os seus factores desencadeantes no Monte Etna, em Itália, o vulcão mais ativo da Europa. 



Foi utilizada uma técnica de laser para analisar os cristais. Estes contém uma "memória" nas camadas de crescimento, semelhante aos anéis das árvores. A leitura da história dessas camadas pode levar a uma monitorização do perigo vulcânico mais eficaz, incluindo em vulcões adormecidos. 

Os cristais de clinopiroxenas são criados quando o magma, que se encontra a km de profundidade, se começa a mover em direção à superfície da Terra. À medida que são transportados no magma, os cristais continuam a desenvolver-se e, "registam" os processos geológicos que ocorrem no fundo do vulcão antes da erupção. 

Drª. Teresa Ubide, investigadora da universidade de Queensland, realçou que "estas novas informações podem levar a evacuações mais eficazes e comunicações de alerta". "É uma boa noticia para todas as pessoas que vivem nas imediações de um vulcão ativo", conclui. 

A erupção de Bali em junho deste ano levou à evacuação de mais de 70.000 pessoas e causou enormes perturbações no tráfego aéreo e no turismo, afetando mais de 100.000 viajantes. As cinzas vulcânicas e as nuvens de gás atingiram alturas de 4 km acima da cratera. "Os resultados podem fornecer informações importantes para a monitorização vulcânica no local, alertando para a necessidade de evacuação em caso de perigo", destacou a Drª Ubide. 

Fontes: 

Comentários

Mensagens populares