#Science facts 7 - Escala de Gaslow

A Escala de Gaslow (GCS ou Glasgow Coma Scale em inglês) é um sistema de pontuação usado para avaliar o nível de consciência de uma pessoa após uma lesão traumática do cérebro.  É uma avaliação realizada pelos clínicos, por exemplo, em doentes envolvidos em acidentes de viação e, o resultado do teste correlaciona-se com a gravidade da lesão.



Os parâmetros avaliados são a abertura ocular, a resposta verbal e a resposta motora de acordo com as tabelas seguintes.



A escala de Gaslow é assim obtida através da soma da pontuação em cada componente e deve ser documentada num gráfico de escala de coma. Assim, é possível detectar mudanças no estado do doente e comunica-las com rapidez e clareza. 

Os elementos individuais da GCS são tão importantes como a pontuação final e podem ser documentados juntamente com esta: GSC 13 = E2 V5 M6 às 06:34. 
Esta pontuação em particular não indica mudanças na resposta motora ou verbal mas indica que a abertura ocular só se verifica como resposta a um estímulo doloroso. 

Através da informação das tabelas pode-se deduzir que um doente consciente e orientado com uma resposta motora e ocular totalmente satisfatória será pontuado com 15. Por outro lado, a pontuação mínima na escala de Gaslow, correspondente à total ausência de resposta verbal, motora e visual, é 3. 

O valor obtido na GSC pode dar uma estimativa da gravidade da lesão cerebral, que é classificada como: 

- Grave: GSC de 8 ou menos 
- Moderada: GSC entre 9 e 12
- Leve: GSC entre 13 e 15

Lesões cerebrais leves podem resultam em sintomas neurológicos temporários ou permanentes, podendo mesmo não ser detectado qualquer dano em exames de imagem. As lesões cerebrais moderadas e graves geralmente resultam em prejuízos a longo prazo nas capacidades cognitivas ou físicas. 

Por fim, deve-se salientar que fatores como o uso de drogas ou intoxicação alcoólica podem alterar o nível de consciência do doente levando a uma pontuação imprecisa no GCS.


Comentários

Mensagens populares