Cura para a Diabetes tipo II?

Como já amplamente discutido, a obesidade é uma condição que leva frequentemente ao surgimento de diabetes tipo II devido a uma resistência à ação da insulina, e ao aumento da mobilidade e mortalidade. Constitui ainda um fator de risco para doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, destacando-se como um dos problemas mais agravantes a nível mundial. 
Foi desenvolvida uma possível cura para a Diabetes tipo II

Um estudo realizado na Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) alcançou resultados notáveis no tratamento da obesidade e diabetes tipo II em modelos animais utilizando terapia genética. O protocolo passa pela injeção de um único vetor viral adeno-associado (AAV) portador do gene FGF-21 (fator de crescimento dos fibroblastos). A proteína em causa é produzida naturalmente por vários órgãos e terá um papel importante na regulamento do metabolismo energético. A estimulação da sua produção por terapia genética diminuiu o peso dos ratos testados assim como a resistência à insulina.

Esquema da terapia utilizada

De notar que o procedimento mostrou ainda ser eficaz para a redução da deposição de gordura no fígado (esteatose hepática) e na redução de inflamação e fibrose no mesmo orgão. Assim, após o tratamento com o adeno-vírus, e, durante o ano e meio em que os ratos foram seguidos, estes perderam peso e reduziram o acúmulo de gordura e inflamação no tecido adiposo. 
Outro resultado positivo da investigação depreende-se com o uso da terapia genética em indivíduos saudáveis que se relevou como uma acção protetora do ganho de peso e da resistência à insulina relacionados com a idade, resultando num envelhecimento mais saudável. 
Um das investigadoras da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), Verónica Jiménez, destaca que "é a primeira vez que a obesidade e a resistência à insulina a longo prazo foram neutralizadas após uma única sessão de terapia genética no modelo animal", evidenciando o possível potencial curativo deste procedimento se transaccionado para a prática clínica. 


Fontes: 


Comentários

Mensagens populares