Camaleões Brilham em Luz Ultravioleta!

Os camaleões são repteis conhecidos pelas suas capacidades peculiares de mudarem de cor. Uma equipa de investigadores do Bavarian State Collection of Zoology na Alemanha, adicionou um novo atributo a estes animais que consiste no aparecimento de padrões fluorescentes nas suas cabeças quando iluminados com UV. Este dado torna-se curioso, pois, até ao momento, o fenómeno apenas tinha sido verificado em animais marinhos. 

Os crânios dos seres referidos possuem cristas ósseas e padrões de tubérculos, tendo-se concluído, através de análises de micro - topografia computadorizada, que o padrão de fluorescência se sobrepõe à distribuição do padrão de tubérculos.

Adicionalmente, as análises histológicas posteriores determinaram que a camada de pele que cobre esses tubérculos é constituída somente por uma fina camada de epiderme transparente à UV levando a que, consequentemente, a luz ultravioleta incida no tecido ósseo. Disto, tem-se que a radiação é absorvida e normalmente emitida pelos ossos como radiação azul fluorescente. 

'The panther chameleon'
Os tubérculos ao floresceram sob a luz UV formam padrões distintos que identificam espécies de camaleões ou grupos de espécies. 

Tal como referido pela equipa de investigadores, especula-se que esta fluorescência não seja uma mera coincidência, mas sim que se destaque, justamente como o idioma de cores, como essencial para que estes seres vivos reconheçam outros seres da mesma espécie, visto que o azul é uma cor rara e facilmente reconhecível na floresta. 


Fonte: 

Comentários

Mensagens populares