Cerveja personalizada ao teu ADN?

Uma parceria entre a cervejaria inglesa Meantime Brewing e a empresa de testes genéticos 23andME resultou num inovador e ousado projeto que promete cerveja personalizada às preferências de sabor de cada cliente. O 'truque' usado para tornar este conceito real é a análise genética de variações hereditárias nos genes codificadores das papilas gustativas (gene TAS2R38) que explicam a preferência por sabores mais amargos ou doces. Assim, a cerveja é criada conforme as informações contidas no genoma de cada pessoa. 



O preço desta inovação ronda os 30 mil euros por um lote de 1200 litros de cerveja, ou seja, o preço de um litro de cerveja adaptada ao seu consumidor é 25€, sendo que, por um custo adicional pode-se requerer ainda a personalização dos rótulos. 

Outra empresa sediada na California, a Vinome, oferece um serviço semelhante, permitindo assinaturas de vinhos que correspondem ao gosto dos clientes inferido após estudo genético. Cada garrafa tem o preço de 65 $ (dólares) a juntar aos 200 $ cobrados para a realização do teste. 


Apesar de a eficácia do método ainda não ser um consenso dentro da comunidade científica, a variabilidade genética humana possibilitou o crescimento destas ideias de negócio, que, até ao momento, têm se relevado como vencedoras. 


Fontes:
- Vinome
23andme
Meantime Brewing
Eatinnovation





Comentários

Mensagens populares