Primeiros planetas observados fora da Via Láctea

Pela primeira vez na jornada exploratória humana pelo Cosmos, cientistas da Universidade de Oklahoma (EUA) identificaram exoplanetas fora da nossa galáxia, utilizando o observatório espacial de raios X Chandra da NASA e uma técnica conhecida por microlentes gravitacionais. 



O trabalho, publicado no Astrophysical Journal Letters deixou em êxtase o grupo de investigadores visto que é a primeira vez que são detetados planetas fora da Via Láctea.

O metodo referido, microlentes gravitacionais, trata-se de uma técnica na qual um objecto astronómico, como uma galáxia distante, por exemplo, funciona como lente em relação aos objetos mais distantes, ampliando-os aos olhos do observador. 
Através deste método, foram encontrados planetas tão pequenos como a Lua ou tão grandes como Jupiter a uma distância de 3,8 mil milhões de anos-luz da Terra. 

Eduardo Guerras, pesquisador da universidade de Oklahoma, realçou a importância desta técnica de análise no estudo espacial, pois permitiu a descoberta de planetas que nunca seriam observados directamente por muito sofisticado o telescópio utilizado. 

O trabalhado desenvolvido pelos investigadores de Oklahoma define um marco importante no exploração espacial e cria expectativa sobre o que poderá ser desvendado futuramente através da utilização de técnicas semelhantes. 



Nota: Um exoplaneta é um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol e, desta forma, pertence a um sistema planetário distinto do nosso. 


Fontes:
https://www.dn.pt/
https://noticias.uol.com.br/
Wikipedia

Comentários

Mensagens populares