Espécie marinha nunca antes documentada detetada nos Açores

Pela primeira vez em todo o mundo, foram detetados, a sul da Ilha de Sao Jorge nos Açores,  dois peixes de 'águas profundas' de uma espécie (Caulophryne jordani) nunca antes documentada no seu habitat natural. As observações ocorreram por acaso, após um dia de trabalho no mapeamento da região pelos biólogos marinhos, Kristen e Joacim Jacobsen da fundação Rebikoff-Niggeler.  

O 'tamboril do fundo do mar', como é vulgarmente conhecido, é um peixe ósseo marinho da ordem Lophiiformes. Os animais marinhos pertencentes a esta ordem são encontrados em oceanos por todo o mundo, mas as cerca de 160 espécies conhecidas são extremamente raras.


Caulophryne jordani 
Fisiologicamente, estes seres possuem uma boa dentição e um estômago expansível, permitindo a captura de presas maiores que o próprio espécime. Os machos são significamente mais pequenos que as fêmeas e, em casos mais extremos, as fêmeas podem ter um tamanho 60 vezes superior aos dos machos. Desta forma, quando um macho encontra uma fêmea, morde o seu corpo, os seus tecidos e sistema circulatório fundem-se aos da fêmea, e é alimentado pelos nutrientes presentes no sangue do espécime feminino.

O macho torna-se um parasita sexual, incapaz de se libertar da fêmea e fertiliza os seus ovos para o resto da vida. "Só depois de 25 minutos a gravar é que nos apercebemos que não se tratava de um único peixe mas sim de um casal", disse Kristen.

Esta descoberta marca mais uma jornada do trabalho de documentação marinha dos Açores pela fundação Rebikoff-Niggeler. Até então, este peixe era só conhecido através de 14 espécimes conservados em colecções de museus de historia natural. Os especialistas na zoologia marinha destacam a magnificidade da descoberta exatamente pelo fato de serem os primeiros espécimes detetados em vida. 


Fontes:




Comentários

Mensagens populares