Aprender mais Rápido? Simples!

Já abdicaste de horas de sono para estudar para aquele exame importantíssimo no qual te querias sair bem e o resultado ficou aquém das expectativas? Vais um mês para um país em que não estás familiarizado com a língua e necessitas de a aprender o mais rápido possível?

Independentemente de o objetivo ser estudar para um momento de avaliação ou apreender uma nova 'skill', como uma nova linguagem, existem vários pequenos truques, facilmente praticáveis e com eficácia comprovada, que culminam numa aprendizagem e memorização mais rápida e efetiva. Nessa vertente, seguem alguns comportamentos que podem se relevar úteis em qualquer situação que requira uma memorização rápida. 

- Não usar o portátil para tirar apontamentos: Mesmo que consigas escrever mais rápido no computador do que em caneta e papel, o processamento da informação quando o fazes é realizado de uma forma mais superficial. Ouvir, reter, e posteriormente reformular a informação enquanto a escreves fisicamente está associado a melhores performances em testes. 

- Estudar, dormir, estudar: Numa experiência francesa, dois grupos distintos foram instruídos com a tradução em francês de 16 palavras da língua africana suaíli. O primeiro grupo estudou durante a manhã, fez uma pausa, e retomou o estudo durante a tarde. O segundo grupo estudou durante a tarde, dormiu e retomou o estudo na manhã seguinte. Apesar de, no seu conjunto, todos os indivíduos terem estudado durante o mesmo período de tempo, o grupo que dormiu recordava-se, em média, de 10 das 16  palavras. Por outro lado, o grupo que não dormiu relembrava-se de 7,5 das 16 palavras. 


- Mnemónicas: A criação de mnemónicas pode ajudar a mente a criar atalhos que facilitam a memorização. Porquê? Os adultos apenas conseguem manter um certo número de itens na sua memória a curto prazo. Agrupar os dados em mnemónicas ajuda o cérebro a reter uma maior quantidade de informação que viabiliza a criação de memória a longo prazo.

Exercício físico: Está largamente documentado o efeito positivo da prática de exercício físico no melhoramento da aprendizagem. Ainda assim, refira-se uma experiência em que indivíduos foram sujeitos a uma prova de memória na qual metade dos testados realizaram 15 minutos de exercício físico numa bicicleta estacionária durante a mesma. Este último grupo foi claramente mais eficaz na realização da tarefa proposta do que os indivíduos que não praticaram exercício.



- Lê em voz alta: Sobre este truque, destaca-se uma outra experiência na qual foi entregue aos indivíduos testados listas de palavras para que lessem em silêncio e listas de palavras para que lessem em voz alta. Perante uma outra lista com algumas palavras presentes nas anteriores, as pessoas testadas recordaram-se das palavras lidas em voz alta com mais frequência.

- Hidrata-te: De notar que o consumo adequado de água, para além de constituir uma necessidade fisiológica evidente, está associado a um bom processamento mental e a um aumento da capacidade de aprendizagem.

Todas os 'truques' aqui apresentados demarcam-se pela sua simplicidade de execução e pela eficácia imediata. Desta forma, ficam então as sugestões e o desejo de que as mesmas possam ser úteis no quotidiano ou no natural estado de insegurança e confusão mental prévio a um exame.


Fonte:
AsapSCIENCE

Comentários

Mensagens populares