Helicóptero autónomo na superficie de Marte em 2020

A agência espacial americana (NASA) planeia enviar um helicóptero autónomo a Marte juntamente com o 'Mars Rover 2020' numa tentativa de realizar um voo controlado na superfície do planeta. O projeto 'Mars Helicóptero', que começou a ser desenvolvido em 2013 no 'NASA’s Jet Propulsion Laboratory', teve como principal desafio construir um helicóptero com materiais leves, essenciais ao voo,  que simultaneamente garantissem a consistência e estabilidade da construção.



Os quatro anos de trabalho resultaram num dispositivo com um peso à volta de 1,8 kg; As lâminas gêmeas contra-rotativas têm capacidade para atingir as 3000 rotações por minuto, cerca de 10 vezes a taxa de um helicóptero na Terra.

"A atmosfera de Marte equipara-se a 1% da atmosfera da Terra, assim, quando o nosso helicóptero está na superfície do planeta vermelho equivale a estar a 30,5 km de altitude no planeta Terra" afirmou o gerente do projecto, Dr. Mimi Aung.

Assim que o 'Mars Rover 2020' se encontrar na superfície, será encontrado um local propício para separar o helicóptero do veículo, continuando este último a enviar comandos para se poder iniciar o primeiro voo autónomo da história na superfície de Marte.

"Não temos um piloto e a Terra estará a vários minutos-luz de distância; não haverá maneira de controlar esta missão em tempo real", refere o Dr. Aung. "Teremos, no entanto, uma construção autónoma que será capaz de receber, interpretar comandos do solo, e, após isso, voar por conta própria", completa.

Não há dúvida que a tentativa de realizar um voo controlado na fina atmosfera de Marte poderá permitir missões mais ambiciosas num futuro próximo. Em caso de sucesso, estes diapositivos podem ter um impacto como exploradores de baixa altitude e documentar locais do planeta vermelho não acessíveis por veículos terrestres.

Um dos administradores da Diretoria de Missão Científica da NASA, Dr. Thomas Zurbuchen acrescenta que “já existem ótimas visões de Marte, tanto da superfície como da órbita. Com a dimensão adicional de uma visão panorâmica de um "helicóptero", só podemos imaginar o que futuras missões irão alcançar".


Fontes:
Sci-news
Mars Helicopter Test

Comentários

Mensagens populares