Empresas de combustíveis fósseis processadas por municípios da costa Californiana

Os dois municípios de San Mateo e Marin County, bem como a cidade de Imperial Beach, avançaram com processos legais contra 37 das mais poderosas companhias de combustíveis fósseis visando obter uma compensação pelos prejuízos previstos (avaliados em biliões de dólares) e pela potencial perda de vidas que o aumento do nível das águas mar deverá causar. 

Município de San Mateo, Califórnia

As comunidades Californianas acusam as empresas de ter conhecimento dos perigos do uso de combustíveis fósseis há décadas e de, não obstante, aturem conjuntamente no sentido de esconder e negar a validade dos estudos sobre as alterações climáticas. Acredita-se ainda que as empresas em causa terão financiado grupos anti-mudanças climáticas que ativamente combatiam a aceitação deste problema ambiental como uma ameaça. Exxon, Shell e Chevron são algumas das empresas implicadas.

Não se trata da primeira vez que companhias de combustíveis fósseis são alvos de acessões legais similares. Até agora, todos os casos neste âmbito terminaram com a ilibação dos visados, devido a alegação de que os custos das alterações climáticas ou as medidas necessárias ao seu combate são de responsabilidade política, não judicial.  


Enquanto isto, todos os dias, a nação mais poderosa do planeta continua empenhada em discutir se existe realmente um problema e em divulgar informação contraditória ao que é tido como um fato científico, quando poderia estar a discutir soluções que façam o problema desaparecer. Estamos numa altura em que os verdadeiros culpados já não são os que causaram o problema mas quem escolhe ignorar que o problema existe. 


Fontes:
https://www.scientificamerican.com/
http://www.iflscience.com/environment/

Comentários

Mensagens populares