Litterati - A app que quer que tu limpes o planeta!

O crescimento dos níveis de poluição do planeta é um problema cada vez mais relevante e que está a ultrapassar os limites do sustentável. O nosso meio ambiente encontra-se constantemente sufocado por latas de refrigerante, sacos de plástico, beatas de cigarros, ameaçando a vida selvagem e o próprio planeta. Adicionalmente, como 'o que não acaba no lixo, acaba no mar', a negligência e a imprudência humana transformou os oceanos em autênticos reservatórios de resíduos indevidamente tratados. A ONU prevê que em 2050 exista mais plástico do que peixes no mar e, agravando o panorama, investigadores já comprovaram que o cheiro dos plásticos quando colonizados por matérias e algas no mar leva os peixes a confundi-los com alimento e a ingeri-los, introduzindo-os na cadeia alimentar.

A plataforma literatti vem oferecer uma solução um pedaço de lixo de cada vez. É fácil, basta fotografar um pedaço de lixo que esteja a poluir o espaço público, marcar a categoria (plástico, cigarro, latas...), apanhar esse pedaço de lixo e colocá-lo num local adequado. Os dados recolhidos como o tipo de produtos normalmente encontrados em certas áreas fornecem informações sobre áreas problemáticas e sobre as marcas e produtos mais frequentemente encontrados. A identificação destes produtos poderá ajudar empresas e organizações a encontrar soluções mais sustentáveis.

Exemplos de fotos na plataforma 'litterati'

Esta aplicação já levou a que populações de todo o mundo limpassem mais de 700 mil pedaços de lixo das ruas. Portugal encontra-se nos 20 países mais ativos, num ranking liderado de forma destacada por três nações, EUA, país de origem do movimento, Holanda e Reino Unido. 

Dados de 18/08/2017 

Procura a aplicação na App Store ou Google Play e contribui para que a tua zona seja um espaço mais limpo e saudável, um pedaço de cada vez. 


Mais informação: 

Comentários

Mensagens populares