Argumentos Citológicos a favor do Evolucionismo

As provas citológicas da evolução das espécies sustentam-se na teoria celular que surgiu em 1839. Esta teoria foi formulada pelo botânico alemão Matthias Jakob Schleiden juntamente com Theodor Schwann, fisiologista alemão considerado o pai da histologia moderna. A teoria celular fundamenta-se em três pontos fundamentais:
-Todos os seres vivos são formados por pequenas unidades fundamentais, as células. Portanto, a célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos.
- Todas as células formam-se a partir de células preexistentes, através de fenómenos de divisão celular como a mitose e a meiose.
- As atividades fundamentais que caracterizam a vida ocorrem dentro das células. A célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos.

Estes dados apoiam o evolucionismo porque, constatando que todos os seres vivos apresentam a mesma estrutura básica, não é lógico considerar outra forma para a origem das espécies que não seja o evolucionismo. Tendo em conta que, atualmente, todos os seres vivos são constituídos por células, é também correto inferir que todos os seres vivos tenham sido originários de uma única célula!

Comentários

Mensagens populares