'Klosneuviruses' - Há um novo grupo de vírus gigantes

Investigadores norte americanos e austríacos identificaram recentemente um novo grupo de vírus gigantes, 'Klosnouviruses', que possuem uma maquinaria de transcrição mais complexa do que qualquer outro vírus até a data. 

Em 2003, a descoberta do 'Mimivirus' abriu as portas ao conhecimento deste 'subgrupo' de vírus gigantes que, não só têm um tamanho muito superior à maioria dos vírus conhecidos como também, os seus genomas contêm sequências que codificam proteínas para o processo de síntese proteica, ausentes das outras espécies víricas. 

Desde então, e após a inclusão de mais espécies a este subgrupo, surgiram duas hipóteses evolucionárias: 

I - Os vírus gigantes evoluíram de uma célula antiga, talvez de um quarto domínio extinto da vida celular separado dos domínios archea, bactéria e eucariota.

II - Os vírus gigantes evoluíram a partir de vírus menores e foram gradualmente acumulando genes dos hospedeiros ao longo do tempo.

De acordo com a co-autora principal  do 'Microbial Genomics Program' do Departamento de Energia Americano, Dr.ª Tanja Woyke, as descobertas apontam para a última hipótese.


Credit: Carla Schaffer / AAAS
Eugene Konin, biólogo computacional e investigador do projeto, refere que o 'Klosnouviruses' apresenta-nos a evolução do vírus de várias maneiras, expandindo amplamente a nossa compreensão de quantos genes essenciais do hospedeiro conseguem captar durante a sua evolução. Tendo como base que a síntese proteica é uma das marcas mais proeminentes da vida celular, o vírus descoberto,  devido à sua complexa maquinaria de tradução, é mais 'cell-like' do que qualquer outro vírus até a data.

À primeira vista, o conjunto de genes 'celulares' no 'Klosneuvirus' parecia ter uma origem comum, no entanto, após uma análise mais detalhada, foi possível perceber que vieram de diferentes hospedeiros. A partir de árvores evolutivas, os investigadores notaram que os genes foram adquiridos pouco a pouco, em diferentes estágios de evolução. 

A maquinaria de transcrição do 'Klosneuvirus' inclui enzimas aminoacil-tRNA com especificidade para 19 dos 20 aminoácidos, mais de 20 tRNAs e um array de factores de tradução e enzimas modificadoras de tRNA, componentes nunca antes identificados entre todos os vírus, nem nos vírus gigantes já conhecidos.

Fontes: http://www.sci-news.com/
            http://reliawire.com/klosneuviruses/

Comentários

Mensagens populares