Histologia #1 - Cartilagem Hialina
A cartilagem é um tipo de tecido especializando em proporcionar suporte, firmeza e elasticidade e, é constituinte essencial das superfícies articulares, dos discos interverterias e das articulações nos membros (entre outras estruturas). Na sua constituição incluí um tipo de células específicas, os condrócitos, fibras colagénicas e elásticas e substância fundamental com proteoglicanos em grande quantidade e glicosaminoglicanos característicos.
O tecido cartilagíneo, quanto à concentração e ao tipo de fibras presentes na matriz extracelular é classificado em hialino, elástico e fibroso. Neste post, irá ser detalhada a cartilagem hialina.
A cartilagem hialina é o tipo de tecido cartilagíneo mais comum no organismo adulto, estando presente nas cartilagens costais, cartilagens articulares, cartilagens do nariz, na laringe, nos anéis incompletos da traqueia e nos brônquios.
Os condrócitos encontram-se em pequenos espaços chamados lacunas que se encontram dispersos na matriz extracelular. Esta é maioritariamente composta por água, e contém colagénio do tipo II que, embora não forme feixes, origina uma malha de finas fibrilhas.
Cartilagem Hialina na Traqueia (foto original) |
Os proteoglicanos* são ricos em glicosaminoglicanos*, sulfato de condroitina e sulfato de queratano, e são responsáveis pela basofilia da matriz extracelular.
O aspecto da matriz extracelular é homogéneo porque os proteoglicanos, os glicosaminoglicanos e as fibras colagéneas possuem um índice de refração idêntico.
Por fim, a cartilagem hialina é revestida externamente por pericôndrio e, as células do pericôndrio adjacentes à cartilagem, mantém a capacidade de formar novo tecido cartilagíneo.
Escrito com base no livro 'Histologia: Texto e Imagens' de Carlos Gonçalves e Vasco Bairos
Comentários
Enviar um comentário